Aplicabilidade de tecnologias educacionais para a nova realidade escolar

A tecnologia tem invadido as salas de aula há muito tempo, dificilmente um estudante não tem familiaridade com computadores ou smartphones. Diante desse cenário, as salas de aula têm adotado novas metodologias para engajar os alunos, pois o ensino tradicional tem perdido espaço. 

Com o ir e vir das informações, o futuro a cada dia se mostra mais desafiador e aumenta a necessidade de preparar as instituições de ensino e toda comunidade escolar de forma simplificada, por meio de ferramentas que proporcionem mais conforto e segurança, dentro e fora da escola.


Precisamos estar atentos, pois ao contrário do que se pensa, disponibilizar computadores modernos para o laboratório de informática, lousas digitais e livros on-line não é o suficiente para desenvolver o pensamento computacional. De acordo com a BNCC, a quinta competência é a cultura digital, ou seja, é preciso utilizar a tecnologia como meio para o aprendizado, mostrando além do que os olhos podem ver. Sueli Trajano, especialista em tecnologia educacional da Big Brain explica:

  • “é preciso desenvolver as habilidades socioemocionais, junto das tecnologias. O desafio é humanizar a forma como se enxerga a aplicabilidade dessas ferramentas em sala de aula.”

As diferentes ferramentas tecnológicas facilitam a qualidade do ensino híbrido, se fazendo indispensável a preocupação com o movimento de transformação digital, com produtos que sejam focados no progresso das habilidades do século XXI.

Um dos produtos do mercado é a Future School Essential, um ambiente preparado para integrar os conceitos de inovação trazidos pela Microsoft, por meio de licenciamento que disponibiliza mais de 25 aplicativos educacionais que permite aulas mais engajadas.

O pacote Future School Essential, permite que as instituições tenham acesso de qualquer lugar com aplicativos bastante familiares como Word, Excel, PowerPoint. Outra característica deste produto, é que os professores podem desenvolver atividades para que as aulas se tornem mais colaborativas, dinamizar as correções de avaliações por meio do Forms e ainda compartilhar relatórios, agregando recursos multimídias com o Sway, por exemplo.


Desde que pensamos que o professor não é mais o detentor do conteúdo, precisamos emponderá-lo para que possa ministrar aulas mais colaborativas. E a melhor forma de fazer isso, é por meio de formações continuadas, focada em metodologias ativas que otimizam o ensino-aprendizagem. O professor passa a ser um facilitador do conteúdo, um questionador, aliando o ensino as tecnologias educacionais, além disso, disponibilizar um portal com planos de aulas, ajuda na humanização das atividades tecnológicas e no direcionamento do docente para aulas diferentes.

 Com a evolução do ensino é preciso um direcionamento para abrir infinitas possibilidades para o ambiente educacional e a construção do futuro. E o Future School Essential é um dos pacotes que a Big Brain disponibiliza para facilitar a transformação digital em sua instituição.



Quer saber mais sobre nossas soluções? Fale conosco.

Cadastre-se para receber nossas dicas, novidades e promoções.

Nome
E-mail*
Cadastrar
Saiba mais sobre a nossa

Parceria com a Microsoft.

A Big Brain Education é a principal parceira da Microsoft na América Latina focada em transformação e tecnologia educacional.


Desenvolvemos soluções e projetos que visam provocar, transformar e empoderar o ambiente de aprendizagem. 

Com vários cases de sucesso espalhados por todo o Brasil, nos mais diversos âmbitos educacionais, a Big Brain, tem se posicionado ano a ano como parceiro GOLD Microsoft - selo de excelência que conquistou através da construção de projetos incríveis e extremamente relevantes, dentro das instituições de ensino.

Por dois anos consecutivos, a Big Brain foi escolhida pela Microsoft como parceiro do ano na América Latina. O selo AEP Gold (parceiro de educação),
é um prêmio que demonstra nossa constante evolução e inovação, sempre buscando a sinergia entre os processos pedagógicos e tecnológicos.

Microsoft