Aprender brincando, hoje, está mais para aprender jogando. A gamificação toma conta, cada vez mais, dos espaços educativos, ganhando força e adeptos a este método. Ganhar a atenção dos alunos fica mais fácil quando os estímulos são assuntos e ferramentas do seu cotidiano, sobretudo, quando estamos falando de Minecraft, que além de ser um jogo de entretenimento, ganhou versão da Microsoft para ser usada por educadores de todo o mundo.  

Habilidades na prática 

Barri Mock, professor do Ensino Médio de Risca Community Comprehensive School, no País de Gales, é um dos entusiastas quando o assunto é Minecraft Education Edition. Para ele, colocar as crianças como protagonistas do próprio aprendizado permite que inúmeras habilidades sejam desenvolvidas enquanto elas colocam a mão na massa e aprendem por meio da própria experiência.  

“Em vinte e cinco anos de ensino, de repente as luzes se acendem e as crianças ganham vida. Crianças que normalmente eram quietas, estão explodindo, puxando você e dizendo: ‘Professor, olha o que eu fiz! Olha o que acontece se você fizer isso! Olha o que eu construí!”. Isso é incrível. Se essas crianças estiverem pensando, conversando, aprimorando habilidades, vamos incendiar o País de Gales com o Minecraft.” 

Oportunidade e aprendizagem   

O Minecraft: Education Edition foi apresentado pela Microsoft inicialmente aos educadores galeses em 2017, por meio de um projeto piloto chamado Cracking the Code. Foram dez escolas selecionadas para desenvolver seus alunos em codificação e habilidades digitais usando o Minecraft.  

Rapidamente, dois anos depois, em 2019, o governo galês deu a oportunidade para que alunos de todo o país pudessem aprender brincando, oferecendo o Microsoft 365, com Minecraft: Education Edition, a todos os educadores e alunos de todo seu território. Não demorou para que o jogo virasse uma ferramenta integral no ensino e aprimoramento de habilidades e competências fundamentais para o século XXI.  

O aprendizado baseado em jogos, além de ser uma das bases da educação STEAM, foi fundamental para que o país atravessasse o período de isolamento e ensino remoto durante a  pandemia do COVID-19. Nessa época, alunos foram convidados e estimulados a desenvolver seu próprio conjunto de regras e normas para trabalhar em um ambiente colaborativo online. 

O aluno protagonista de sua história   

Segundo os professores que utilizam o Minecraft: Education Edition, o jogo permite que os alunos liderem sua própria aprendizagem, tendo impactos positivos principalmente em alunos antes desengajados, ou aqueles com necessidades especiais no ensino.  

“Nossos alunos mais quietos se tornaram líderes naturalmente por causa do Minecraft: Education Edition.”  

Coran Jones, professor de ciência da computação | Risca Comprehensive School.  

“Uma das prioridades do currículo escolar do País de Gales é garantir que os alunos tenham as habilidades necessárias, quando saírem da escola, para aplicar na vida adulta, na força de trabalho e nas carreiras. O Minecraft é um exemplo fantástico de transformar habilidades digitais e aplicá-las em outras áreas, desenvolvendo-as e aplicando-as no cotidiano e em seu futuro.”, disse Peter Kennedy. 

Escolas em todo o País de Gales possuem programas de jogos e esportes eletrônicos como o Minecraft, realizando atividades que vão desde arquitetura celta e aulas de história da Segunda Guerra Mundial, até contos de fadas e sustentabilidade. Isso desperta interesse e engajamento nas crianças e adolescentes.  

“Não sabemos como será o panorama do emprego no futuro. Empregos e trabalho estão evoluindo todos os dias, todas as semanas, todos os anos. Precisamos garantir que os alunos tenham habilidades fundamentais e que possam aplicá-las em suas carreiras”, disse Peter Kennedy, chefe do currículo STEM do governo galês. 

Confira mais sobre como alunos e professores trabalham com o Minecraft no ambiente escolar neste vídeo 

E no Brasil, é possível aplicar essa metodologia de ensino? 

 Escolas de todo o país ainda lutam para adaptar suas aulas e conteúdos para o digital, muitas vezes confundindo tecnologia e inovação com métodos antigos do ensino-aprendizagem. Hoje, por exemplo, alunos do ensino fundamental não precisam mais aprender como mexer em computadores, mas sim, podem aproveitar aulas de programação, codificação e robótica para criar seus próprios programas, aplicativos e jogos.  

 A Big Brain oferece para instituições de ensino de todo o Brasil, soluções simples e democráticas para que professores e alunos possam ter um ambiente digital e físico preparado para a gamificação e o desenvolvimento das competências e habilidades do século XXI, incluindo é claro, o Minecraft: Education Edition.  

 Conheça nossas ferramentas e saiba como podemos te ajudar com soluções personalizadas para a sua escola. Entre em contato agora mesmo com nosso time de especialistas